Árvores pela Vida

Introdução

Este guia convida a conhecer o patrimônio cultural funerário do  Cemitério da Comunidade Luterana Centro de Blumenau (SC), localizado junto à Igreja Luterana do Espírito Santo no bairro Garcia. Ele foi inaugurado apenas 7 anos após a fundação da colônia criada por Hermann Bruno Otto Blumenau, que obteve terras do Governo Provincial de Santa Catarina e nelas instalou os primeiros moradores em 2 de setembro de 1850.

O cemitério é um remanescente dos anos iniciais da colônia, pois foi o primeiro a ter sido instalado em um lote demarcado para tal fim. Posto em um aclive, onde também foram construídas uma igreja e a casa pastoral, o cemitério recebeu o primeiro sepultamento, o de Thekla Friedenreich em 15 de setembro de 1857.

O sítio apresenta, portanto, uma íntima relação com a formação da cidade e hoje pode ser considerado um dos seus mais importantes bens culturais. Conjugando história, memórias e muito verde, tal sítio se revela em um conjunto singular, dada a diversidade da flora ali encontrada, o que dá a esta publicação também o caráter de um convite a desfrutar a paisagem.

Composto por histórias, descrições, mapa e imagens - algumas delas do acervo do Memorial Funerário Mathias Haas (MHaas) -, este guia procura instigar o visitante, enquanto ele caminhar pelo cemitério, a conhecer um pouco mais sobre a história de Blumenau, bem como a de Santa Catarina. Trata-se de parte de um projeto que envolveu o inventariamento do conjunto tumular e que catalogou 196 unidades tumulares. Destas, 60 estão neste guia divididas em cinco roteiros criados a partir de pesquisas realizadas especialmente em bibliografias e hemerotecas.

Os cinco roteiros são:

Por elas

Formado por empresárias, escritoras, professoras e artistas, o roteiro apresenta suas trajetórias, sobretudo sua participação e contribuições em diferentes setores da sociedade;

De arquitetura e história

O roteiro reúne unidades que se destacam por seus elementos materiais e imateriais;

De arte e literatura

Formado por homens e mulheres e suas contribuições para o cenário cultural catarinense;

Um dia na colônia

Blumenau sobre imigrantes e os primeiros anos da colônia Blumenau contados por meio de homens e mulheres e suas histórias de vida;

Trabalhos e ofícios

Composto de alfaiates, mecânicos, industriais e marmoristas que revelam parte das memórias sobre o trabalho em Blumenau.

Os percursos apresentam uma amostra do conjunto e algumas de suas histórias, entre as muitas que ali podem ser encontradas. Outras poderiam vir à tona; contudo, foram os esforços de pesquisa feitos a partir de jornais, bibliografias, etc. que levaram às que estão aqui contadas.Os roteiros de visitação são uma forma de comunicar o acervo do Cemitério da Comunidade Luterana Blumenau Centro e pretendem contribuir para a sua preservação, ampliando os resultados do inventariamento realizado. A sua concepção só foi possível a partir do inventário, onde foi realizado o registro dos seus elementos materiais e imateriais e permitiu para além da seleção, o estudo de suas condições de conservação, de suas características arquitetônicas, dos rituais etc. Além dos percursos e das fichas inventariais destaca-se o estudo do acervo compilado nesta publicação.

Tanto para os visitantes quanto para os usuários, os roteiros trazem as histórias dos sepultados e destacam os elementos materiais e imateriais de seus túmulos, os quais, apesar dos impactos das reformas, ainda guardam muitos elementos de valor cultural e surpreendem pelos detalhes. Esta obra busca instigar a preservação do patrimônio cultural funerário e para tal fica o convite: o de percorrerem-se caminhos de história e cultura entre memórias e saudades.

Facebook by Natela - Soluções Web